Olá. Estou postando um novo tópico porque não queria sequestrar outro tópico em que este assunto surgiu: relações de marcha. Eu estava me gabando dos meus dias de "corrida", e as relações de marcha foram mencionadas. O seguinte é alguma informação que aprendi ao longo dos anos, e as seguintes opiniões sobre a escolha de marchas são minhas opiniões e nada mais. Eu não sou engenheiro.
Eu corri com GTOs ao longo dos anos com relações de 2,56:1 a 4,56:1. Os GTOs originais com câmbio geralmente vinham com marchas 3,55, e os carros automáticos tinham marchas 3,36 como padrão. O suporte 3,55 (série 4) poderia acomodar marchas de cerca de 4,88 a 3,36. Os suportes da série 3 poderiam acomodar marchas de 3,23 a 2,51. Descobri que "naqueles dias", com gasolina barata e ruído da estrada uma realidade da vida, as marchas 3,55 eram boas... o '66 tendia a rodar a cerca de 3200 rpm a 70 mph... bem na faixa de potência. O limite de velocidade era 55 na época. A extremidade superior estava ok. A extremidade inferior era ótima. Boa marcha "geral", naquela época.
Agora, 3200 rpm a 70 é muito alto. Muito barulho, muito combustível e, com um Pontiac de bloco grande, desnecessário. Eu corri com uma marcha 3,90 em um '65 por um tempo. Aquele carro ODIAVA a rodovia. A extremidade superior era de 107 mph, na linha vermelha. Mas chegaria lá muito rápido. Troquei aqueles 3,90 por um conjunto de marchas 3,36 (o conjunto de marchas mais alto que eu poderia usar no meu suporte da série 4) em 1990. Mudou o carro. Agora, ele adora 70 mph. Ele se sente quase tão forte quanto no buraco (ainda não consigo engatar... fumaça de pneu no centro), minha economia de combustível aumentou muito e o ruído da estrada diminuiu muito.
Eu tinha outro '65 com uma marcha 3,23 e um câmbio de 4 marchas, e o 3,23 é minha relação de marchas FAVORITA para esses carros. Ele faz tudo bem: acelera, cruza e tem uma extremidade superior. Eu dirigi um '65 com uma marcha 2,56. EXCELENTE extremidade superior, vagabundo pra caramba na largada. Muito extremo. Um amigo tinha uma marcha 2,93 em seu '67. O carro reduzia para a 2ª marcha (turbo 400) a 85-90 mph. Fumamos um Corvette '65 427 na rodovia um dia... ele estava rodando com 4,11 e acabou em cerca de 105 mph. O '67 chegaria a 140 mph, tenho certeza.
Outro amigo tinha um '66 com 4,88 marchas, quad duplo 455. Quebramos os prisioneiros das rodas das rodas traseiras ao entrar na rodovia um dia. Ele pisou nele, e lá estávamos nós. O carro deixava borracha quando você pisava nele a 65 mph, na 4ª marcha. Assustador. A velocidade de cruzeiro era de 55 mph. Conseguiu cerca de 8 mpg a 55!
Meu conversível '67 tem o conjunto de marchas 3,36 original. Eu queria que ele tivesse um 3,23. É um pouco mais agitado em velocidade do que eu gostaria. Acho que estou ficando velho... gosto de rodar a 75 mph com o mínimo de ruído da estrada e consumo de combustível.
Hoje, existem muitas opções com overdrives, conversores de bloqueio, etc. Se você quiser modificar seu GTO e adicionar uma transmissão 700R4 ou adicionar um câmbio de 5 ou 6 marchas, você pode rodar com uma marcha 3,55 ou 4,11 e AINDA cruzar em altas velocidades. Se você é como eu e não quer cortar seu velho Goat original, você tem que escolher qual relação de marchas melhor se adapta às SUAS necessidades.
Para este cara, são 3,23.
Jeff
Eu corri com GTOs ao longo dos anos com relações de 2,56:1 a 4,56:1. Os GTOs originais com câmbio geralmente vinham com marchas 3,55, e os carros automáticos tinham marchas 3,36 como padrão. O suporte 3,55 (série 4) poderia acomodar marchas de cerca de 4,88 a 3,36. Os suportes da série 3 poderiam acomodar marchas de 3,23 a 2,51. Descobri que "naqueles dias", com gasolina barata e ruído da estrada uma realidade da vida, as marchas 3,55 eram boas... o '66 tendia a rodar a cerca de 3200 rpm a 70 mph... bem na faixa de potência. O limite de velocidade era 55 na época. A extremidade superior estava ok. A extremidade inferior era ótima. Boa marcha "geral", naquela época.
Agora, 3200 rpm a 70 é muito alto. Muito barulho, muito combustível e, com um Pontiac de bloco grande, desnecessário. Eu corri com uma marcha 3,90 em um '65 por um tempo. Aquele carro ODIAVA a rodovia. A extremidade superior era de 107 mph, na linha vermelha. Mas chegaria lá muito rápido. Troquei aqueles 3,90 por um conjunto de marchas 3,36 (o conjunto de marchas mais alto que eu poderia usar no meu suporte da série 4) em 1990. Mudou o carro. Agora, ele adora 70 mph. Ele se sente quase tão forte quanto no buraco (ainda não consigo engatar... fumaça de pneu no centro), minha economia de combustível aumentou muito e o ruído da estrada diminuiu muito.
Eu tinha outro '65 com uma marcha 3,23 e um câmbio de 4 marchas, e o 3,23 é minha relação de marchas FAVORITA para esses carros. Ele faz tudo bem: acelera, cruza e tem uma extremidade superior. Eu dirigi um '65 com uma marcha 2,56. EXCELENTE extremidade superior, vagabundo pra caramba na largada. Muito extremo. Um amigo tinha uma marcha 2,93 em seu '67. O carro reduzia para a 2ª marcha (turbo 400) a 85-90 mph. Fumamos um Corvette '65 427 na rodovia um dia... ele estava rodando com 4,11 e acabou em cerca de 105 mph. O '67 chegaria a 140 mph, tenho certeza.
Outro amigo tinha um '66 com 4,88 marchas, quad duplo 455. Quebramos os prisioneiros das rodas das rodas traseiras ao entrar na rodovia um dia. Ele pisou nele, e lá estávamos nós. O carro deixava borracha quando você pisava nele a 65 mph, na 4ª marcha. Assustador. A velocidade de cruzeiro era de 55 mph. Conseguiu cerca de 8 mpg a 55!
Meu conversível '67 tem o conjunto de marchas 3,36 original. Eu queria que ele tivesse um 3,23. É um pouco mais agitado em velocidade do que eu gostaria. Acho que estou ficando velho... gosto de rodar a 75 mph com o mínimo de ruído da estrada e consumo de combustível.
Hoje, existem muitas opções com overdrives, conversores de bloqueio, etc. Se você quiser modificar seu GTO e adicionar uma transmissão 700R4 ou adicionar um câmbio de 5 ou 6 marchas, você pode rodar com uma marcha 3,55 ou 4,11 e AINDA cruzar em altas velocidades. Se você é como eu e não quer cortar seu velho Goat original, você tem que escolher qual relação de marchas melhor se adapta às SUAS necessidades.
Para este cara, são 3,23.
Jeff