Pontiac GTO Forum banner

Relações de Marcha do GTO

1 reading
188K views 173 replies 76 participants last post by  O52  
#1 · (Edited by Moderator)
Olá. Estou postando um novo tópico porque não queria sequestrar outro tópico em que este assunto surgiu: relações de marcha. Eu estava me gabando dos meus dias de "corrida", e as relações de marcha foram mencionadas. O seguinte é alguma informação que aprendi ao longo dos anos, e as seguintes opiniões sobre a escolha de marchas são minhas opiniões e nada mais. Eu não sou engenheiro.

Eu corri com GTOs ao longo dos anos com relações de 2,56:1 a 4,56:1. Os GTOs originais com câmbio geralmente vinham com marchas 3,55, e os carros automáticos tinham marchas 3,36 como padrão. O suporte 3,55 (série 4) poderia acomodar marchas de cerca de 4,88 a 3,36. Os suportes da série 3 poderiam acomodar marchas de 3,23 a 2,51. Descobri que "naqueles dias", com gasolina barata e ruído da estrada uma realidade da vida, as marchas 3,55 eram boas... o '66 tendia a rodar a cerca de 3200 rpm a 70 mph... bem na faixa de potência. O limite de velocidade era 55 na época. A extremidade superior estava ok. A extremidade inferior era ótima. Boa marcha "geral", naquela época.

Agora, 3200 rpm a 70 é muito alto. Muito barulho, muito combustível e, com um Pontiac de bloco grande, desnecessário. Eu corri com uma marcha 3,90 em um '65 por um tempo. Aquele carro ODIAVA a rodovia. A extremidade superior era de 107 mph, na linha vermelha. Mas chegaria lá muito rápido. Troquei aqueles 3,90 por um conjunto de marchas 3,36 (o conjunto de marchas mais alto que eu poderia usar no meu suporte da série 4) em 1990. Mudou o carro. Agora, ele adora 70 mph. Ele se sente quase tão forte quanto no buraco (ainda não consigo engatar... fumaça de pneu no centro), minha economia de combustível aumentou muito e o ruído da estrada diminuiu muito.

Eu tinha outro '65 com uma marcha 3,23 e um câmbio de 4 marchas, e o 3,23 é minha relação de marchas FAVORITA para esses carros. Ele faz tudo bem: acelera, cruza e tem uma extremidade superior. Eu dirigi um '65 com uma marcha 2,56. EXCELENTE extremidade superior, vagabundo pra caramba na largada. Muito extremo. Um amigo tinha uma marcha 2,93 em seu '67. O carro reduzia para a 2ª marcha (turbo 400) a 85-90 mph. Fumamos um Corvette '65 427 na rodovia um dia... ele estava rodando com 4,11 e acabou em cerca de 105 mph. O '67 chegaria a 140 mph, tenho certeza.

Outro amigo tinha um '66 com 4,88 marchas, quad duplo 455. Quebramos os prisioneiros das rodas das rodas traseiras ao entrar na rodovia um dia. Ele pisou nele, e lá estávamos nós. O carro deixava borracha quando você pisava nele a 65 mph, na 4ª marcha. Assustador. A velocidade de cruzeiro era de 55 mph. Conseguiu cerca de 8 mpg a 55!

Meu conversível '67 tem o conjunto de marchas 3,36 original. Eu queria que ele tivesse um 3,23. É um pouco mais agitado em velocidade do que eu gostaria. Acho que estou ficando velho... gosto de rodar a 75 mph com o mínimo de ruído da estrada e consumo de combustível.

Hoje, existem muitas opções com overdrives, conversores de bloqueio, etc. Se você quiser modificar seu GTO e adicionar uma transmissão 700R4 ou adicionar um câmbio de 5 ou 6 marchas, você pode rodar com uma marcha 3,55 ou 4,11 e AINDA cruzar em altas velocidades. Se você é como eu e não quer cortar seu velho Goat original, você tem que escolher qual relação de marchas melhor se adapta às SUAS necessidades.

Para este cara, são 3,23.

Jeff

#2 · (Edited by Moderator)
Ótimo post!
Meu '65 tinha 3,90s quando o comprei, e por 13 anos o carro nunca saiu da cidade porque as rotações na rodovia eram muito altas para o meu nível de conforto. Era rápido, sem dúvida, e a 35 mph eu conseguia fazer os pneus fumegarem duas vezes em cerca de 10 pés em um segundo. Uma vez quando pisei no acelerador e a segunda vez quando tirei o pé do acelerador, os pneus cantaram novamente quando diminuíram a velocidade.

Então, alguns anos atrás, depois que minha esposa faleceu, eu realmente queria levar o GTO para alguns outros shows fora da cidade, então troquei a engrenagem traseira pela relação que ele tinha de fábrica, os 3,55s. Eu não conseguia acreditar na diferença! Ele anda na estrada como um sonho e realmente parece mais rápido, pois cada marcha parece ter pernas mais longas.

Eu acho que a Pontiac fez um ótimo trabalho ao escolher as relações certas direto da fábrica e eu gostaria de ter mudado a relação anos antes.

#3 ·
Relações de Marcha

Olá,
obrigado Jeff pela postagem... Eu sei que havia muitas opções de marcha para o 67 e se ele tinha o safettrack ou não. Pelo menos no meu livro, parece haver muitos. O código do eixo traseiro estampado no tubo do eixo determina a relação de marcha? E se for trocado, ainda estaria lá? Ok, eu sei que isso soa como uma pergunta idiota, mas quero ir verificar isso hoje.
Linda

#4 ·
Meu 67 tem engrenagens 2,93....lento na largada, ótimo final...pelos padrões de hoje ainda parece que precisa de outra marcha (TH400)....Eu estava pensando em um conjunto de 3,73 com um câmbio automático de 4 marchas..200r4 pode ser construído para suportar algum torque. Também é uma troca fácil....junta cardã mais curta no eixo de transmissão..e um kit para adaptar o dele/dela.............Tópico legal

#172 ·
O meu 67 tem relações de 2,93....lento na partida, ótimo final...pelos padrões de hoje, ainda parece que precisa de outra marcha (TH400)....Eu estava pensando em um conjunto de 3,73 com um câmbio automático de 4 marchas..200r4 pode ser construído para aguentar algum torque. Também é uma troca fácil....junta cardã mais curta no eixo de transmissão..e um kit para adaptar o dele/dela.............Tópico legal
com 2,93 você precisa de outra marcha na rodovia lol

#5 · (Edited by Moderator)
Obrigado, pessoal. Sim, nós nos tornamos mimados com conversores de bloqueio e overdrives. Os 200R4 e 700R4 parecem ser a escolha, desde que você use um motor bastante padrão. Meu 3.36 '67 parece precisar de outra marcha na estrada. Mas nos anos 60, a quilometragem de gasolina não era uma preocupação.

Linda, sim, o código do eixo é estampado na extremidade traseira. No seu carro, será um selo de duas letras, no tubo do eixo do lado direito, voltado para a traseira. Os códigos começam com um W para diferenciais padrão, abertos, e um Y para unidades safety-trac (posi). O seu deve ser um WG ou um YG para 3.36 se for a relação padrão. Eles rodam WB/YB=2.56, WC/YC=2.78, WD/YD=2.93, WF/YF=3.23, WG/YG=3.36, WH/YH=3.55, WE/YE=3.08 e WK/YK para as relações 3.90.

A única maneira de saber se as engrenagens foram trocadas é remover a tampa traseira e olhar os números nas engrenagens que indicam o número de dentes, ou contar os dentes na coroa e no pinhão. Eu também tenho esses números, se você precisar deles. Acho que nos dias de hoje, com a quantidade de torque e potência que um motor Poncho tem, engrenagens curtas como a 3.90, etc., não são necessárias para a maioria dos motoristas. Essas engrenagens são melhores para motores de alta rotação, baixo torque e alta potência.

Boa sorte com sua busca. Para mim, essa é a diversão desse hobby!

Jeff

#7 ·
A relação também pode ser bem estimada levantando o carro e girando as rodas traseiras. Conte o número de rotações do eixo de transmissão necessárias para fazer o pneu girar 1 volta completa. Isso é para uma extremidade traseira posi, se você tiver uma roda maravilha, levante apenas um pneu do chão e gire essa roda 1 volta completa e conte o número de rotações do eixo de transmissão para a relação de marchas. Meu eixo de transmissão gira 3 e pouco mais de meia volta para cada vez que os pneus rolam uma vez para uma relação de 3,55.

#8 ·
Olá. Estou postando um novo tópico porque não queria sequestrar outro tópico em que este assunto surgiu: Relações de marcha. Eu estava me gabando dos meus dias de "corrida", e as relações de marcha foram mencionadas. O seguinte é alguma informação que aprendi ao longo dos anos, e as seguintes opiniões sobre a escolha de marchas são minhas opiniões e nada mais. Eu não sou engenheiro. Eu dirigi GTOs ao longo dos anos com relações de 2,56:1 a 4,56:1. Os GTOs iniciais de fábrica com câmbio manual geralmente vinham com marchas 3,55, e os carros aut0 tinham marchas 3,36 como padrão. O suporte 3,55 (série 4) poderia acomodar marchas de 4,88 ou menos até 3,36. Os suportes da série 3 poderiam acomodar marchas de 3,23 até 2,51. Descobri que "naqueles dias", com gasolina barata e ruído da estrada um fato da vida, as marchas 3,55 eram boas... o '66 tendia a rodar a cerca de 3200 rpm a 70 mph... bem na faixa de potência. O limite de velocidade era 55 na época. A velocidade máxima era ok. A extremidade inferior era ótima. Boa marcha "geral", naquela época. Agora, 3200 rpm a 70 é muito alto. Muito barulho, muito combustível e, com um Pontiac de bloco grande, desnecessário. Eu usei uma marcha 3,90 em um '65 por um tempo. Aquele carro ODIAVA a rodovia. A velocidade máxima era de 107 mph, na rotação máxima. Mas chegaria lá muito rápido. Troquei aqueles 3,90 por um conjunto de marchas 3,36 (o conjunto de marchas mais alto que eu poderia usar no meu suporte da série 4) em 1990. Mudei o carro. Agora, ele adora 70 mph. Ele se sente quase tão forte fora do buraco (ainda não consigo engatar... fumaça de pneu no centro), minha economia de combustível aumentou muito e o ruído da estrada diminuiu muito. Eu tinha outro '65 com uma marcha 3,23 e um câmbio de 4 marchas, e o 3,23 é minha relação de marchas FAVORITA para esses carros. Ele faz tudo bem: acelera, cruza e velocidade máxima. Eu dirigi um '65 com uma marcha 2,56. ÓTIMA velocidade máxima, vagabundo pra caramba na largada. Muito extremo. Um amigo tinha uma marcha 2,93 em seu '67. O carro reduzia para a 2ª marcha (turbo 400) a 85-90 mph. Nós fumamos um Corvette '65 427 na rodovia um dia... ele estava rodando com 4,11 e acabou em torno de 105 mph. O '67 certamente atingiria 140 mph. Outro amigo tinha um '66 com 4,88, quad duplo 455. Quebramos os prisioneiros das rodas traseiras ao entrar na rodovia um dia. Ele pulou nele, e lá estávamos nós. O carro deixaria borracha quando você pisasse nele a 65 mph, na 4ª marcha. Assustador. A velocidade de cruzeiro era de 55 mph. Consegui cerca de 8 mpg a 55! Meu conversível '67 tem o conjunto de marchas 3,36 de fábrica. Eu queria que ele tivesse um 3,23. É um pouco mais agitado em velocidade do que eu gostaria. Acho que estou ficando velho... Gosto de rodar a 75 mph com o mínimo de ruído da estrada e consumo de combustível. Hoje, há muitas opções com overdrives, conversores de travamento, etc. Se você quiser modificar seu GTO e adicionar uma transmissão 700R4, ou adicionar um câmbio de 5 ou 6 marchas, você pode usar uma marcha 3,55 ou 4,11 e AINDA cruzar em altas velocidades. Se você é como eu e não quer cortar seu velho Goat original, você tem que escolher qual relação de marchas melhor se adapta às SUAS necessidades. Para este cara, são 3,23. Jeff
Eu tinha 513s no meu 67 Camaro. Eu poderia fazê-lo empinar em 1ª e 2ª

• Like
Reactions: ponchonlefty
#9 ·
Obrigado pessoal, tenho tido o mesmo dilema interno. O 65 originalmente tinha 3:90s como Rukees, mas eles já se foram há vários proprietários e agora tem uma traseira errada de 1971 com 3:23s. Então, ainda estou procurando uma traseira 65 e pensando em qual relação usar com o 421. Geetoguy está certo, não somos mais crianças e a gasolina não custa $0,35 o galão, então 3:90s estão fora de questão. Estou em dúvida se devo usar 3:55s ou 3:73s. Alguém usando 3:73s? Pensamentos?
Mike

#20 ·
Obrigado pessoal, tenho tido o mesmo dilema interno. O 65 originalmente tinha 3:90s como Rukees, mas eles se foram há muito tempo, vários proprietários atrás, e agora tem uma traseira errada de 1971 com 3:23s. Então, ainda estou procurando uma traseira 65 e pensando em qual relação usar com o 421. Geetoguy está certo, não somos mais crianças e a gasolina não custa $0,35 por galão, então 3:90s estão fora de cogitação. Estou pensando se devo ir de 3:55s ou 3:73s. Alguém usando 3:73s? Pensamentos? Mike
Os 3:55s devem funcionar bem com um 421. Eles produziram muito torque

#10 ·
A razão pela qual perguntei...

A razão pela qual fiz esta pergunta é que o proprietário anterior, penso eu, colocou engrenagens 4.11 (está certo?) e parece que precisa de mais 2-3 marchas na autoestrada. É ótimo na cidade, mas quero voltar ao original para poder passear neste verão.
Obrigado por todas as vossas contribuições!
Linda

#11 ·
As engrenagens 4.10 são muito rígidas para cruzeiro....cerca de 3000 rpm para fazer 55. Você encurtará a vida útil do seu motor e não aproveitará o passeio.....3.55 é provavelmente uma boa relação para usar "Pergunte ao seu médico se 4.10 são adequados para você".......se eu nunca mais ouvir essa frase comercial ......................:rolleyes:

#12 ·
VettenGoat: Na minha opinião, especialmente com um 421, eu pegaria uma traseira "correta para o ano" para o seu carro e usaria uma relação de 3,23 ou 3,36. Uma relação de 3,55 com um 421 seria ótima na cidade, mas você estaria em alta rotação na rodovia, com menor vida útil do motor, temperaturas mais altas do motor, mais ruído da estrada e menor economia de combustível. O 421 tem torque suficiente para usar uma relação realmente longa como 2,93 ou 3,08 e ainda não conseguir ter aderência! Eu sugeriria dar uma volta ou dirigir um carro com relação 3,73 ou 3,55 e ver como você gosta. Para mim, foi ótimo quando eu tinha 19 anos, mas agora, eu gosto de entrar no carro e IR PARA ALGUM LUGAR!!! Quanto às relações 5,13, sim, eu vi um cara em um Camaro '67 branco um dia levantar as rodas dianteiras cerca de 18 polegadas em um sinal de parada na San Leandro Blvd. Desnecessário dizer, eu nem corri com AQUELE Chevy!!!! Jeff

#13 ·
O tamanho do motor não vai mudar as RPMs. Eu tenho 3,55's com uma caixa de 4 velocidades e ele anda pela interestadual com facilidade. Eu até corri com uma coisa parecida com um Bemmer até cerca de 125 e ele ainda estava puxando forte. Eu dirijo o carro por todo o estado e ele cruza incrivelmente bem na rodovia. Uma relação # mais baixa daria uma melhor quilometragem, mas quem dirige seu GTO clássico por causa da quilometragem de gasolina?? :D

#15 ·
O tamanho do motor não vai mudar as RPMs. Eu tenho 3,55s com um câmbio de 4 marchas e ele anda na interestadual com facilidade. Eu até corri com uma coisa parecida com um Bemmer até cerca de 125 e ainda estava puxando forte. Eu dirijo o carro por todo o estado e ele cruza incrivelmente na rodovia. Uma relação # mais baixa obteria melhor quilometragem, mas quem dirige seu GTO clássico para quilometragem de gás?? :D
Estou tentando descobrir essa questão da relação de marchas, Rukee. Se eu estiver a 70 mph na rodovia, meu motor de 400 polegadas cúbicas está em cerca de 3200 RPM. Isso é semelhante à sua história acima e, se você puder se aventurar a adivinhar, que tipo de engrenagens eu estou usando?

#14 ·
Você está certo sobre as RPMs, Rukee. Mas um 421 gira mais baixo que um 389 e produz mais potência em RPMs mais baixas. Enquanto 3,55 é a engrenagem padrão para um GTO de 3400 libras com câmbio manual 389, a engrenagem usual para um grande Pontiac com um 421 e câmbio manual parece ser 3,42 ou 3,36. 3,55 era considerada a melhor "engrenagem completa" no GTO naquela época....... Como você, eu tinha 3,90 na traseira até que eu fosse o mais longo que pude: 3,36. Eu não tenho arrependimentos!!!!!!

#23 ·
Quando o GTO do meu pai era um monstro,
Ele tinha uma relação de diferencial 4.88 :party:
Você quer dizer 3.08? Ou 3.90? Eu nunca vi nada maior do que uma relação de 4.56 caber em um eixo traseiro GTO padrão, e aquilo estaria gritando só de andar pela cidade com 4.88, nunca seria capaz de andar na rodovia sem uma unidade de overdrive, a menos que tivesse pneus incrivelmente grandes ou algo assim. Sem mencionar que ninguém que eu consigo encontrar oferece um 4.88.

#24 · (Edited)
Sim, tenho certeza que meu pai tinha um 4.88 haha

Mas sim, ele disse que foi uma má ideia, pois o RPM entrou na faixa vermelha e o deixou louco.
Por isso foi removido rapidamente.

A propósito, o que significa "std"... referindo-se aos eixos traseiros GTO lol

#26 ·
O único GTO com relação de 4,88 que eu experimentei pessoalmente foi o do meu amigo, um '66. Ele colocou as engrenagens em uma unidade de 12 parafusos que tiramos de um GTO vermelho 455 4 marchas de 1970, pelo qual pagamos $175. (os platinados da ignição tinham fechado). Ele ajustou o dwell e dirigiu para casa. Prosseguimos para desmontar o carro e usar as peças para refazer o '66 dele. Naquela época (1980) não tínhamos ideia de que o '70 era extremamente raro (algo como 108 carros 455HO 4 marchas feitos no total), ou não o teríamos desmontado. Era vermelho com interior em pergaminho e estava bem limpo. Nunca vi nada mais íngreme do que uma relação 4,11 em uma carcaça/transportadora de 10 parafusos de carroceria A, embora o Ram Air 1 de 1967 tivesse uma relação 4,33 padrão em seu eixo traseiro de 10 parafusos.
Jeff

#63 ·
O único GTO com engrenagem 4.88 que eu experimentei pessoalmente foi o do meu amigo, um '66. Ele colocou as engrenagens em uma unidade de 12 parafusos que pegamos de um GTO 455 4 spd vermelho de 1970, pelo qual pagamos $175. (os pontos de ignição haviam fechado). Ele ajustou o dwell e dirigiu para casa. Passamos a desmontar o carro e usar as peças para refazer seu '66. Naquela época (1980) não tínhamos ideia de que o '70 era extremamente raro (algo como 108 carros 455HO 4 spd feitos no total), ou não o teríamos desmontado. Era vermelho com interior em pergaminho e estava bem limpo. Nunca vi nada mais íngreme do que uma engrenagem 4.11 em uma carcaça/transportadora de 10 parafusos de carroceria A, embora o Ram Air 1 em 1967 tivesse uma engrenagem 4.33 padrão em seu eixo traseiro de 10 parafusos.
Jeff
Anos atrás, eu tinha um 65 com a 'opção do revendedor' de engrenagem 4:33. Ela ia apenas a 95 mph @5000rpm (se a memória não me falha), mas você não conseguia tirar o dólar do painel!. O carro já se foi há muito tempo, mas as engrenagens estão em um armário na minha garagem hoje

#28 · (Edited)
Estou muito interessado em descobrir qual é a minha traseira.

UltimateGTO.com diz que o meu 70 (455) com um 12 parafusos deve ter 3,07 (std) ou 3,31 (opt). O meu GTO é totalmente original e tudo o que sei é que tem uma relação de transmissão bastante baixa. Quando entro na autoestrada, parece que ainda estou em segunda velocidade quando chego aos 55-60 MPH. Corrijam-me se estiver errado, mas 3,31 não são relações muito baixas, são?

Não consegui encontrar a minha fonte, mas lembro-me de ler informações sobre uma etiqueta ou algo que eu deveria conseguir encontrar na parte externa da minha traseira. Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

Dale,

#29 ·
A tampa na parte traseira pode ter uma etiqueta. Se você remover a tampa, deve haver um # na borda externa da engrenagem do anel que dará a relação. Ou você pode contar o número de dentes na engrenagem do anel e no pinhão e dividir o pinhão pela engrenagem do anel.
Ou como eu sugeri acima, levante a extremidade traseira do chão, gire os pneus uma volta completa (se for uma unidade posi) e conte o número de vezes que o eixo de transmissão gira e essa é sua relação. Se você tiver um 3,31, o eixo de transmissão girará 3 e quase meia volta para cada vez que o pneu girar uma vez.

#30 ·
A tampa na parte traseira pode ter uma etiqueta. Se você remover a tampa, deve haver um # na borda externa da engrenagem do anel que dará a relação. Ou você pode contar o número de dentes na engrenagem do anel e no pinhão e dividir o pinhão pela engrenagem do anel.
Ou como eu sugeri acima, levante a extremidade traseira do chão, gire os pneus em uma revolução completa (se for uma unidade posi) e conte o número de vezes que o eixo de transmissão gira e essa é sua relação. Se você tiver um 3,31, o eixo de transmissão girará 3 e quase meia revolução para cada vez que o pneu girar uma vez.
A metodologia simples de Rukee acima funcionou para mim para determinar que eu tinha uma relação de engrenagem de 3,90.

#34 · (Edited)
Obrigado Rukee. Investigarei o fornecedor de peças descrito acima. A propósito, ao determinar minha relação de transmissão atual de acordo com sua metodologia, também confirmei que meu bode tem posi-traction.

#35 ·
Olá, tenho um 68 goat que comprei em Mid-Michigan e estou tentando descobrir qual é a engrenagem dele. Li sua resposta e saí com uma escova de arame e não consegui encontrar a designação W/Y. Está perto do diferencial ou mais para fora?

#36 ·
Olá, tenho um goat de 68 que comprei em Mid-Michigan e estou tentando descobrir qual engrenagem ele tem. Li sua resposta e saí com uma escova de arame e não consegui encontrar a designação W/Y. Está perto do porco ou mais para fora?

Obrigado,

CJD
Bem-vindo aos fóruns.
Como descrito acima, para encontrar a relação da sua extremidade traseira, levante a traseira do chão e gire os pneus uma volta completa (para uma unidade posi), conte o número de vezes que o eixo de transmissão gira para fazer os pneus rolarem uma volta completa. Se apenas um pneu rolar (extremidade traseira aberta), bloqueie uma roda e gire um pneu duas voltas completas e conte novamente o número de voltas do eixo de transmissão para sua relação. Se você tivesse uma engrenagem 3.90, o eixo de transmissão girará quase 4 voltas completas (3.9 vezes para ser exato), se você tivesse uma relação 2.73, o eixo de transmissão girará 2 e quase três quartos de voltas para cada vez que os pneus girarem uma vez. É uma maneira muito eficaz de encontrar sua relação.