Pontiac GTO Forum banner

Relações de Marcha do GTO

1 reading
188K views 173 replies 76 participants last post by  O52  
#1 · (Edited by Moderator)
Olá. Estou postando um novo tópico porque não queria sequestrar outro tópico em que este assunto surgiu: relações de marcha. Eu estava me gabando dos meus dias de "corrida", e as relações de marcha foram mencionadas. O seguinte é alguma informação que aprendi ao longo dos anos, e as seguintes opiniões sobre a escolha de marchas são minhas opiniões e nada mais. Eu não sou engenheiro.

Eu corri com GTOs ao longo dos anos com relações de 2,56:1 a 4,56:1. Os GTOs originais com câmbio geralmente vinham com marchas 3,55, e os carros automáticos tinham marchas 3,36 como padrão. O suporte 3,55 (série 4) poderia acomodar marchas de cerca de 4,88 a 3,36. Os suportes da série 3 poderiam acomodar marchas de 3,23 a 2,51. Descobri que "naqueles dias", com gasolina barata e ruído da estrada uma realidade da vida, as marchas 3,55 eram boas... o '66 tendia a rodar a cerca de 3200 rpm a 70 mph... bem na faixa de potência. O limite de velocidade era 55 na época. A extremidade superior estava ok. A extremidade inferior era ótima. Boa marcha "geral", naquela época.

Agora, 3200 rpm a 70 é muito alto. Muito barulho, muito combustível e, com um Pontiac de bloco grande, desnecessário. Eu corri com uma marcha 3,90 em um '65 por um tempo. Aquele carro ODIAVA a rodovia. A extremidade superior era de 107 mph, na linha vermelha. Mas chegaria lá muito rápido. Troquei aqueles 3,90 por um conjunto de marchas 3,36 (o conjunto de marchas mais alto que eu poderia usar no meu suporte da série 4) em 1990. Mudou o carro. Agora, ele adora 70 mph. Ele se sente quase tão forte quanto no buraco (ainda não consigo engatar... fumaça de pneu no centro), minha economia de combustível aumentou muito e o ruído da estrada diminuiu muito.